terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LITORAL SUL DA BAHIA: UMA PASSARELA DE ROTEIROS TURÍSTICOS

Axé music em alto volume ou sossego absoluto: encontra-se de tudo neste território marcado por falésias e imensos coqueirais

1.  CARAVELAS
Ponto de partida para visitar o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, um dos melhores points de mergulho do país. Entre julho e novembro, a presença das baleias-jubartes no arquipélago alavanca ainda mais a presença de turistas.

2.  PRADO
Durante a temporada, as praias mais centrais ficam cheias – não por acaso, há shows de axé quase toda noite. Mas é só seguir para o norte ou para o sul para encontrar praias semidesertas junto a falésias ou próximas de manguezais.

3. CUMURUXATIBA
A estrada litorânea que liga Prado a Cumuru é uma mostra do que vem pela frente: praias em meio a coqueirais e falésias. As mais selvagens ficam entre Rio do Peixe Grande e Barra do Caí, algumas com acesso sem sinalização.

4. PONTA DO CORUMBAL
O difícil acesso, feito por estrada de terra ou de barco, contribui para deixar ainda mais preservada essa faixa de areia branquinha, ladeada de coqueiros e manguezais. Até os hotéis mais confortáveis mantêm a proposta despojada do local, formando um belo conjunto com a pacata vila de pescadores, que fica deserta durante a baixa temporada.

5. CARAÍVA
Quem tem bom condicionamento físico aproveita melhor a região. Como os carros são deixados do outro lado do Rio Caraíva, chega à praia apenas quem caminha pelas ruas de areia fofa. À noite, o tradicional forró também trata de tirar o fôlego dos visitantes. Alguns clássicos locais: os passeios de bugue ou de barco até Ponta do Corumbau.

6. PRAIA DO ESPELHO
Aqui fica uma das praias mais bonitas do país. Para curtir o lugar, a receita é simples: acordar, procurar um lugar ao sol em meio a almofadas e espreguiçadeiras na areia branquinha, tomar um banho de mar na água verde e mansa, caminhar pela orla e admirar o pôr do sol do alto da falésia. Na maré baixa, recifes formam piscinas transparentes.

7. TRANCOSO
A expressão “Bahia chique” encontra na vila sua melhor representação. Entre pousadas confortáveis, restaurantes charmosos, lojinhas transadas e barracas de praia badaladas, topar com celebridades é algo corriqueiro. Ao sul, caminhar para as praias Ponta de Itapororoca e Ponta de Itaquena é sinônimo de sossego. A partir das 16h, tudo acontece no Quadrado. A praça mais fotografada do litoral brasileiro tem árvores frondosas, casas coloridas, campo de futebol, singela igrejinha e um mirante com vista para o mar.

8. ARRAIAL D'AJUDA
Um dos destinos mais animados do litoral baiano. Basta o sol nascer para uma caravana de jovens, casais e gringos descerem a íngreme ladeira de paralelepípedos em direção à praia. Virando à esquerda, na areia, Araçaípe é a praia mais estruturada. Do outro lado, Parracho seduz a moçada, Pitinga atrai as familias e Taípe é procurada por quem gosta de sossego. À noite, todos se encontram na colorida Rua do Mucugê, repleta de lojas e restaurantes.

9. PORTO SEGURO
Esta é a terra do axé. O ritmo musical ajuda a embalar o dia nas enormes barracas de praia, toca forte durante a noite, na Passarela do Álcool, e se consagra nas baladas da madrugada. Sossego, apenas na preservada Praia do Mutá, a mais bela de Porto Seguro, na divisa com Santa Cruz Cabrália. Visitar as construções históricas da Cidade Alta é o melhor programa extra praia.

10. SANTA CRUZ CABRÁLIA
A celebração da primeira missa em solo brasileiro ainda rende bons frutos à Praia de Coroa Vermelha. No calçadão, índios pataxós vendem artesanato e disputam turistas no gogó. Após caminhar ou cavalgar pelas trilhas da Fazenda Mãe Tereza, você almoça um churrasco tipicamente uruguaio.

11. SANTO ANDRÉ
Nem parece que Porto Seguro está tão próximo. Santo André, do outro lado do Rio João de Tiba, tem pousadas para ir a dois, praias semidesertas – ótimas para uma caminhada protegida por coqueiros – e mar calminho com piscinas naturais.

ACESSIBILIDADE
O sinuoso e, por vezes, esburacado trecho da BR-101 entre Teixeira de Freitas e Eunápolis liga todas as praias e cidades da região. Para chegar em Cumuruxatiba, Ponta do Corumbau, Caraíva e Praia do Espelho não tem solução: é necessário encarar um bom trecho de estrada de terra – com direito a pontos alagados na época das chuvas. Apesar de geograficamente próximas, não há ligação rodoviária entre Ponta do Corumbau e Caraíva.

QUANDO IR
Apesar do intenso movimento, no verão tudo está aberto e é a melhor época para mergulhar em Abrolhos. Para quem busca sol e um pouco de sossego, recomenda-se os meses de março, abril, outubro e novembro. Costuma chover bastante no inverno.

O QUE COMPRAR
Aldeias indígenas da região produzem artesanato e costumam vendê-los em locais de grande concentração, como a Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.

O QUE COMER
Predominam as pesadas receitas típicas preparadas com azeite de dendê e leite de coco. O único estrelado do roteiro é o restaurante da Vanda, em Porto Seguro

Nenhum comentário:

Postar um comentário