sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CAMPING!!! O QUE LEVAR???

Para começar a acampar basta ter uma barraca, um roteiro e muito respeito ao ambiente. Mas algumas informações podem ajudar os iniciantes.
Aqui você encontrará várias dicas, desde como montar sua barraca até roteiros bacanas para acampar.
As informações aqui disponíveis são de grande valia para aqueles que estão começando a acampar e ainda não sabem algumas coisas mais ou menos óbvias.
Os roteiros apresentados são locais de fácil acesso a partir de São Paulo, oferecendo uma boa relação custo, distância e benefício.

Há basicamente dois tipos de áreas de camping:

  • Camping organizado
  • Camping selvagem
O camping selvagem é simplesmente uma área sem infra-estrutura, o que para algumas pessoas é um atrativo a mais, pois nesse caso todas as instalações devem ser improvisadas pelo acampador: mesa, cadeiras, fogão, latrina. Após terminado o acampamento, tudo deve ser desmontado e a área deixada como antes.
Há poucas áreas onde se pode praticar o camping selvagem. Os parques nacionais e estaduais geralmente não permitem o camping dentro de seus limites, fora da área reservada para as barracas.
É fundamental, nas áreas "selvagens", que se disponha de uma fonte de água potável. Fazendas e sítios são a opção para camping selvagem, se você conhecer alguém que possua uma área e permita o acampamento.
Há áreas de Camping em praticamente todo o território nacional. Áreas de Camping organizado, com banheiros, energia elétrica, churrasqueiras, guarda, etc., existem na maior parte das cidades turísticas, com preço da diária variando entre R$ 2,00 e R$ 10,00, dependendo do local e dos recursos oferecidos.
Nos parques estaduais geralmente é permitido acampar, sendo que em alguns lugares é preciso conseguir autorização prévia. Em grande parte deles não é cobrada estadia e em raros casos há uma área organizada para acampar.

O local onde a barraca será armada deve ter a superfície regular, plana e elevada, para evitar alagamento em caso de chuva (um caos!). É uma boa coisa perguntar a alguém que conheça o terreno, de preferência o guarda do camping (nem sempre confiável). O terreno deve ser permeável, de preferência gramado ou areia, pois os terrenos de terra tendem a ser menos permeáveis, além de sujarem mais a barraca.

O equipamento básico necessário para começar a acampar depende do tipo de área onde você vai ficar e qual será seu meio de transporte. Se você for de carro pode levar até a televisão, mas se você for de ônibus ou se parte da viagem vai ser percorrida a pé, é melhor dar uma "enxugada" no equipamento, levando só o essencial.
Além disso, se você vai a um local com toda a infra-estrutura, você não precisará de muita coisa.

Por outro lado, se você vai ficar num lugar onde não há nada, você vai precisar, no mínimo, providenciar uma cozinha e improvisar um banheiro ( evacuar no matinho, além de não ser muito agradável, faz do local um "campo minado", isso sem falar no cheiro).
  1. Acampando em "Campings"
Barraca
Saco de dormir ou colchonete
Lona plástica para forrar o chão embaixo da barraca
  1. Acampando em Áreas "Selvagens"
O mesmo do anterior e mais os ítens seguintes
Fogão de duas bocas ou fogareiro
Lampião ou lanterna
Cavadeira
Toldo (lona plástica)
Sisal
Cabos de nylon
Outros acessórios

Uma vez escolhido o local, monte a barraca. Note que a barraca possui duas partes principais: o quarto (parte de baixo) e o toldo (parte de fora). Tanto o quarto quanto o toldo possuem em seus lados e extremidades tirantes e argolas, para fixação com estacas metálicas.
  • Se a barraca for do tipo Bangalô, arme a ferragem e encaixe a lona por cima, pendurando os quartos na ferragem pelo lado de dentro.
  • No caso do tipo Canadense, monta-se a ferragem e pendura-se o quarto, cobrindo com a lona em seguida. Em alguns modelos menores a armação pode ir por dentro do quarto.
  • As barracas do tipo Iglu são montadas estendendo-se o quarto no chão e encaixando as varetas de sustentação, introduzindo-as na bainha do tecido do quarto. Assim a barraca vai se elevando. Alguns modelos são constituídos por um compartimento único e impermeável (não têm quarto e toldo separados).
Em seguida posicione as estacas metálicas que acompanham a barraca nas extremidades do quarto e do toldo, nos tirantes da barraca, deixando bem esticado, porém sem forçar o tecido da barraca.
Embora alguns modelos de barracas sejam feitos com tecidos impermeáveis, a maioria é fabricada em tecido permeável. Assim, em caso de chuva, o toldo (parte de fora) fica encharcado de água. Se o toldo formar bolsões ou encostar no quarto (parte de dentro) haverá passagem de água para o interior da barraca, o que é muito desagradável. Por isso o toldo deve estar bem esticado, não devendo haver pontos de contato entre o toldo e o quarto. Pode-se colocar um pedaço de cabo de nylon ou sisal entre a estaca e o tirante da barraca, como uma extensão. Assim, a estaca será fixada mais longe da barraca, mantendo o toldo mais afastado do quarto.
Estacas curtas prestam-se para terreno firme. Se a barraca for montada em terreno arenoso o melhor são estacas mais longas (30 cm ou mais).
Uma vez armada a barraca, pode-se fazer uma canaleta em toda a sua volta, para evitar que a água da chuva entre na barraca, caso haja formação de poças. Se possível essa canaleta deve ser feita na área sob o toldo, ao lado do quarto.

Se você vai comer em restaurante, tudo bem. Mas se você vai fazer comida no camping deve estar atento a alguns pontos:
  • Procure fazer uma comidinha variada, equilibrada.
  • Não coma só Miojo com molho de salsicha.
  • Não abuse dos enlatados, procure levar vegetais frescos.
  • Carne de soja é uma boa opção à proteína animal e não precisa ser guardada em isopor.
  • Uma boa idéia é levar um complemento de fibras vegetais, como por exemplo farelo de trigo (compra-se em casas de produtos naturais) e trigo para quibe (no supermercado tem).
"Essas são só algumas dicas de onde, como e o que levar quando o assunto é camping! Divirtam-se!"



 

Um comentário: